O desejo de fazer as pazes com a balança leva muita gente a adotar planos alimentares nada adequados, que além da carência de nutrientes e vitaminas, pode causar efeitos colaterais, como, fraqueza e aumento do risco de doenças cardiovasculares.
As dietas milagrosas, como a dieta da sopa e a dieta da lua, são alvo de inúmeros adeptos que buscam em um curto período de tempo, um alto nível de emagrecimento. Por isso é essencial o conhecimento sobre os malefícios e consequências desse benefícios rápidos.
Emagrecimento em um curto período de tempo. É exatamente essa é a promessa da dieta da sopa. Nesse modelo de dieta ocorre o a substituição das principais refeições do dia por sopas caseiras, onde a promessa é a perda de 5 a 7kg por semana.
Com o corte acentuado no consumo de calorias o corpo tende a perda de peso, porém de forma inicial, visto que por tratar-se de uma restrição alimentar abandona alimentos primordiais para o bom funcionamento do organismo. Desse modo, assim que a dieta é encerrada, corre-se o risco do desenvolvimento do efeito sanfona.
As dietas restritivas são aquelas que incentivam cortar grupos alimentares, priorizando outros, no caso verduras e legumes que compõem a sopa, onde a quantidade de calorias ingeridas varia entre 800 e 1000.
Devido à falta de inúmeros nutrientes vitais, a realização da dieta pode propiciar dores de cabeça, fraqueza, dificuldade de concentração e diarreia. Além disso, por diminuir drasticamente o consumo de calorias, vitaminas e minerais a dieta torna-se uma opção não recomendada por mais de uma semana.
Na busca pelo emagrecimento, o ideal é a elaboração de um plano de reeducação alimentar, onde o indivíduo se alimente de maneira adequada e mantenha seu bem-estar.
É imprescindível a elaboração de uma alimentação saudável, que é entendida como aquela que promove saúde e que deve ser planejada com alimentos de todos os grupos alimentares. Por isso, antes da realização de qualquer dieta, é fundamental a conversa com um nutricionista. Ele irá dizer se essa prática é a melhor para o seu caso, e direcioná-lo(a) para a melhor escolha.