Desejo de vida eterna de todas, o colágeno tem como função garantir a estrutura, firmeza e elasticidade da pele, ossos, músculos, tendões, e vasos sanguíneos, mas seu benefício mais conhecido é a jovialidade da pele.
Manter a pele saudável é o carro chefe no que diz respeito aos seus benefícios, mas não podemos nos esquecer dos seus outros inúmeros pontos positivos, como:
- Fortalecimento do cabelo, unhas, ossos e articulações;
- Sensação de saciedade, auxiliando assim na perda de peso;
- Ajuda na saúde hormonal e na saúde dos dentes;
- Revestimento do intestino, evitando inflamações;
- Regula a produção de insulina.
Em bebês os níveis de colágeno ficam em 100%, entretanto, sua produção natural sofre quedas com o passar do tempo, onde a partir dos 30 anos de idade essa produção diminui 1% a cada ano, facilitando a degeneração dos tecidos, aumentando a flacidez da pele, juntamente com linhas de expressão e rugas. s bebês possuem 100% de colágeno
Essa perda pode ser evitada através da prevenção, por meio da proteção do sol, além da ingestão de alimentos antioxidantes, que preservam as células dos radicais livres gerados pela exposição ao sol, cigarro e poluentes. Alguns desses alimentos são frutas vermelhas, vinho, peixes, linhaça, pepino e suco de uva integral.
Assim como qualquer outro nutriente, o colágeno também precisa ser reposto no organismo, por isso, aposte em alimentos como a carne vermelha, frango e peixe para o auxílio dessa reposição. A suplementação, quando indicada por um nutricionista, também é uma opção para pessoas acima dos 30 anos, por meio de pó ou cápsulas.
Aliada a reposição da proteína, o estabelecimento de uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e também hidratação correta auxiliam na prevenção da perda da mesma. A vitamina C é um componente fundamental em reações envolvidas da produção de colágeno, portanto tanto sua ingestão quanto o uso tópico são importantes para manutenção dos níveis de colágeno.
Portanto, anteriormente ao período de perda natural de colágeno, a prevenção é a melhor aliada, tanto a pequeno, quanto a longo prazo. Já com a perda acentuada da proteína, é fundamental a reposição adequada, por meio da alimentação e também suplementação, de acordo com orientação de um especialista. Uma pele saudável não é só estética, mas sim o reflexo de saúde.