Colágeno: a proteína da juventude.

Desejo de vida eterna de todas, o colágeno tem como função garantir a estrutura, firmeza e elasticidade da pele, ossos, músculos, tendões, e vasos sanguíneos, mas seu benefício mais conhecido é a jovialidade da pele.

Manter a pele saudável é o carro chefe no que diz respeito aos seus benefícios, mas não podemos nos esquecer dos seus outros inúmeros pontos positivos, como:

  • Fortalecimento do cabelo, unhas, ossos e articulações;
  • Sensação de saciedade, auxiliando assim na perda de peso;
  • Ajuda na saúde hormonal e na saúde dos dentes;
  • Revestimento do intestino, evitando inflamações;
  • Regula a produção de insulina.

Em bebês os níveis de colágeno ficam em 100%, entretanto, sua produção natural sofre quedas com o passar do tempo, onde a partir dos 30 anos de idade essa produção diminui 1% a cada ano, facilitando a degeneração dos tecidos, aumentando a flacidez da pele, juntamente com linhas de expressão e rugas. s bebês possuem 100% de colágeno

Mulher puxando pele da papada
Mulher puxando pele da papada

Essa perda pode ser evitada através da prevenção, por meio da proteção do sol, além da ingestão de alimentos antioxidantes, que preservam as células dos radicais livres gerados pela exposição ao sol, cigarro e poluentes. Alguns desses alimentos são frutas vermelhas, vinho, peixes, linhaça, pepino e suco de uva integral.

Assim como qualquer outro nutriente, o colágeno também precisa ser reposto no organismo, por isso, aposte em alimentos como a carne vermelha, frango e peixe para o auxílio dessa reposição. A suplementação, quando indicada por um nutricionista, também é uma opção para pessoas acima dos 30 anos, por meio de pó ou cápsulas.

comparação de duas mulheres. a primeira é mais velha com menor produção de colágeno, já a segunda uma moça nova com maior produção da proteína.
Comparação de uma pele com maior e menor produção de colágeno.

Aliada a reposição da proteína, o estabelecimento de uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e também hidratação correta auxiliam na prevenção da perda da mesma. A vitamina C é um componente fundamental em reações envolvidas da produção de colágeno, portanto tanto sua ingestão quanto o uso tópico são importantes para manutenção dos níveis de colágeno.

Portanto, anteriormente ao período de perda natural de colágeno, a prevenção é a melhor aliada, tanto a pequeno, quanto a longo prazo. Já com a perda acentuada da proteína, é fundamental a reposição adequada, por meio da alimentação e também suplementação, de acordo com orientação de um especialista. Uma pele saudável não é só estética, mas sim o reflexo de saúde. 

Conteúdos relacionados

5 tratamentos estéticos para as festas de fim de ano

26 de novembro de 2020

5 tratamentos estéticos para as festas de fim de ano

Christmas Day Care Fisioforma Muitas pessoas se programaram para fazer seus tratamentos ao longo do ano e não conseguiram. Mas a boa notícia é que este ano lançamos os tratamentos[...]

Zfield: Tecnologia revolucionária que cria e define músculos

19 de outubro de 2020

Zfield: Tecnologia revolucionária que cria e define músculos

Tratamento utiliza alta intensidade, capaz de executar até 36.000 contrações em 30 minutos. São super contrações máximas que nunca seriam capazes de serem reproduzidas por ação muscular voluntária O desejo[...]

Rejuvenescimento Íntimo

28 de agosto de 2020

Rejuvenescimento Íntimo

O Rejuvenescimento Íntimo Rejuvenescimento íntimo é o nome dado ao conjunto de procedimentos que podem ser realizados, com fins médicos ou estéticos, em toda a região íntima da mulher: vulva,[...]