Que atire a primeira pedra quem nunca bebeu refrigerante na vida! Seja em festas de aniversário, confraternizações familiares ou almoçando com a galera do trabalho, o refri já fez, e ainda faz parte da vida de muita gente.
Mas todo mundo sabe que seu consumo excessivo a longo prazo traz resultados negativos ao organismo, como o aumento de peso, retenção de líquidos, redução da absorção de nutrientes, desconforto abdominal, refluxo, comprometimento do esmalte dos dentes, e etc.
Seus efeitos também atuam na diminuição do consumo de água e sucos, que são fundamentais para a manutenção de uma vida saudável. Além disso, a bebida contribui para redução da saciedade, assim o sentimento de fome é frequente.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os refrigerantes tem alta capacidade de causar dependência química e psicológica. Aqueles que são a base de cafeína atingem o sistema nervoso, deixando a pessoa mais agitada, enquanto que o açúcar, presente em todos os tipos de refrigerante, desencadeia um efeito energético. Quando toda essa energia é gasta, o resultado é uma indisposição, que passa a exigir um novo estímulo.
Se você é uma daquelas pessoas que estão na busca do abandono dos tão amados refrigerantes, separamos algumas dicas que vão te ajudar.
REDUZA GRADATIVAMENTE
O corte de forma brusca pode funcionar por um tempo, mas não garante que o hábito seja eliminado por completo. Por isso, a orientação é reduzir gradativamente a quantidade ingerida.
Uma boa dica é estabelecer metas. Se você consome refrigerante todos os dias, pode começar bebendo dia sim e dia não, progressivamente, até a eliminação completa.
RESISTA A TENTAÇÃO
Os primeiros dias serão os mais cruéis, principalmente se o consumo for diário. Sendo assim, evite abrir exceções, mesmo que elas sejam pequenas.
SUBSTITUA
Ao invés de optar por aquela latinha de refrigerante, prefira a ingestão de sucos naturais, chás e até mesmo água. Uma boa aliada é a água com gás, que aos poucos traz uma sensação semelhante à daquele copo de refrigerante.
POSSO SUBSTITUIR PELO REFRIGERANTE LIGHT, DIET OU ZERO?
A resposta é não. Isso surpreende muita gente, mas os refrigerantes ditos como menos prejudiciais não cumprem sua promessa, visto que são um prato cheio de sódio, ácidos, conservantes e adoçantes artificiais. Vale dizer que, na verdade, os refrigerantes light/diet/zero tem quantidade de sódio ainda maior que o convencional.
Aos poucos o desprendimento do vício fica mais fácil e com ele a melhora na sua saúde e qualidade de vida. Fique de olho nos deslizes e tentações.