O principal motivo que dificulta a perda de peso depois dos 40, é o metabolismo.
A taxa metabólica basal, que representa a quantidade de calorias que o corpo precisa diariamente para manter o peso, se reduz com o passar do tempo. Assim, se continuarmos comendo aos 40 o que comíamos aos 30, provavelmente iremos engordar.
Além do metabolismo, outro fator que costuma atrapalhar o emagrecimento, é a dificuldade de encontrarmos tempo para nos alimentar corretamente e fazer atividade física.
As mulheres ainda têm que lidar com as mudanças hormonais que podem ocasionar o ganho de peso, e com a perda de massa magra que ocorre muito mais rápido a partir desta idade, criando uma combinação de obstáculos difíceis de serem superados. Difíceis, mas não impossíveis!
Então o que fazer?
1. Não faça dietas restritivas
Se estes 40 anos nos ensinaram algo, é que dietas muito restritivas não funcionam a longo prazo.
2. Mantenha uma alimentação saudável
Hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para perder peso.
3. Tente dormir 8 horas por dia
A importância do sono costuma ser subestimada, mas dormir bem é um fator crucial para a perda de peso.
4. Pratique atividade física regularmente
Com o passar dos anos, temos uma tendência a reduzir a regularidade e a intensidade dos exercícios físicos, o que torna mais difícil a tarefa de manter o peso ou emagrecer.
5. Respeite os horários das refeições
Outra forma de lutar contra o metabolismo que vai ficando preguiçoso é fracionar a ingestão de alimentos ao longo do dia.
6. Tenha ajuda profissional
Sabemos que em casa, sozinhos, ter disciplina e emagrecer fica mais difícil. A maioria não consegue. Se mesmo com estas mudanças você não estiver notando nenhuma diferença, vale a pena marcar uma consulta em uma clínica especializada.