Manchas nas mãos e colo: saiba as causas e como tratá-las

As mãos condenam a nossa idade.

 

As pessoas têm a tendência de cuidar melhor do rosto do que das mãos, mas se esquecem que a pele delas é mais fina do que a do restante do corpo e está exposta a diversos fatores, como a exposição solar, a poluição e uso de produtos que contribuem para a desidratação e o envelhecimento acelerado. Todo esse impacto acaba resultando em alguns sinais, como aquelas manchas marronzinhas.

 

Essas manchas amarronzadas ou escuras nas mãos têm a ver com o envelhecimento. Embora apareçam no corpo inteiro, elas são mais comuns nas áreas em que a pele fica mais expostas ao sol, como citamos acima.

 

No caso das mulheres, um dos fatores que contribuem para o envelhecimento das mãos, é o fim da produção de estrogênio na época da menopausa, que afeta a produção de colágeno, proteína responsável por dar às mãos uma aparência carnuda. Em geral, essas manchas pequenas começam a aparecer em pessoas de pele clara por volta dos 40 anos, e em morenas a partir dos 50. Mas, tudo vai depender do efeito cumulativo do sol, do tipo de pele e da predisposição genética da pessoa.

 

Outra região sensível ao envelhecimento é o colo, que pela pouca quantidade de glândulas sebáceas (tem a função de proteger e hidratar a pele), há um envelhecimento acelerado no local. Um colo lisinho, bonito, faz toda a diferença. Também representa juventude e bons cuidados.

 

A melhor forma de prevenir as manchas no dia a dia é através do uso frequente do filtro solar, sem esquecer de reaplicá-lo ao longo do dia.

 

Além dos cuidados diários, existem também os métodos estéticos não invasivos de extrema eficácia e super seguros.

Compartilhe esse post: