Para garantir uma boa qualidade de vida, se alimentar bem é um fator essencial.
Os nutrientes encontrados nos alimentos são os grandes responsáveis pelo funcionamento de todos os nossos sistemas (cardiovascular, tegumentar, nervoso, excretor, digestório, imunológico, respiratório, circulatório, digestivo, etc).
Alguns ingredientes contribuem para estimular hormônios e proteínas, outros dão firmeza, melhoram o funcionamento do organismo e evitam a degeneração das células.
Por isso, para quem quer sempre estar atento ao que consome, separamos alguns alimentos que podem contribuir para a saúde do seu corpo e ao mesmo tempo, o tornar forte e bonito!
Alimentos que são benéficos para o coração
Farelo de aveia
Além de proteger o organismo contra formação de coágulos, o farelo de aveia também ajuda a reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue. Ele contém cálcio, magnésio, potássio e vitaminas B.
Chocolate amargo
Contribui para reduzir a pressão arterial e o risco de placas de gorduras nos vasos sanguíneos. Porém, é necessário consumir com moderação (25g por dia).
Sardinha
Além de evitar o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, a sardinha também é excelente contribuinte para aumentar os níveis de HDL (colesterol bom). Também é rica em ômega 3 (reduz a formação de coágulos).
Frutas cítricas
São fontes de vitamina C e de fibras solúveis e insolúveis que trabalham na prevenção de doenças do coração, colesterol alto e obesidade.
Alimentos que fazem bem para pele, unha e cabelo:
Abacate
A fruta é rica em ômega 9 (desinflama a pele e dá brilho e vida a cabelos e unhas), além de estimular o GH (hormônio que aumenta a massa muscular). É recomendado um abacate por semana.
Romã
É rica em ácido elágico, que tem propriedades antibacterianas e anticancerígenas.
Farinha de uva
Aumenta a captação de vitamina C dentro das células da pele impedindo a destruição do colágeno e prevenindo o envelhecimento.
Chia
Alimento de origem vegetal e excelente fonte de proteína. Além de ser capaz de estimular a queratina (principal proteína formadora dos fios de cabelo). É recomendado duas colheres de sobremesa por dia com frutas ou sucos.
Alimentos benéficos para o cérebro:
Ostras
Fontes de ômega 3, que são como matéria-prima para a formação das células cerebrais. Também possuem zinco, que age na atividade dos neurônios, na memória e na concentração.
Oleaginosas
Oferecem quantidade significativa de ferro, manganês e vitamina E. Além de ajudar no funcionamento cerebral e na transmissão de mensagens entre neurônios. Bons exemplos de oleaginosas são as nozes, avelãs e a castanha-do-pará.
Azeite de oliva
Além de proteger o coração, o azeite de oliva ajuda a reduzir a degeneração do cérebro. Os antioxidantes combatem os radicais livres que prejudicam a atividade cerebral.
Alimentos que beneficiam os rins:
Frutas vermelhas
Possuem propriedades que ajudam o funcionamento da bexiga e reduzem inflamações. Amora, mirtilos, framboesa e morango são excelentes exemplos.
Chia e linhaça
Também ricas em ômega 3, a chia e a linhaça contribuem para o equilíbrio da ação dos hormônios do corpo, principalmente aqueles que controlam a parte hídrica do organismo.
Melancia
Com mais de 90% de água em sua composição, a fruta é uma poderosa aliada para manter o corpo hidratado. Além de estimular os rins e evitar a retenção urinária. Alimentos como melão e pepino também ajudam a manter a hidratação.
Couve
Por conta da vitamina C e do enxofre, o consumo de couve ajuda a eliminar toxinas e ácido úrico, substâncias prejudiciais no funcionamento dos rins.
Alimentos que fazem bem para o fígado:
Abacaxi
Além de contribuir com a desintoxicação do fígado, o abacaxi apresenta uma enzima que auxilia na digestão de alimentos ricos em proteína.
Água
Principal impulsionador para o funcionamento do fígado. É ela que ajuda o órgão a eliminar as toxinas.
Gengibre
Os nutrientes encontrados no gengibre auxiliam na secreção da bile, substância produzida pelo fígado.
Peixes
Consumir peixes, principalmente grelhados, ajuda a proteger o fígado contra o excesso de gordura. Tudo isso por causa de seu alto índice de gorduras poli-insaturadas, principalmente o ômega 3.