11 de outubro – Dia Mundial de Combate à obesidade

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais. Uma dieta rica em calorias vazias pode levar ao ganho de peso, desnutrição, diabetes e outros problemas de saúde.

O dia 11 de outubro marca a prevenção da doença que se espalha como epidemia em todo o mundo. Uma pesquisa feita no Brasil pela Vigitel, um sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas, apontou que a obesidade no país cresceu 60% em dez anos.

A porcentagem de indivíduos obesos pulou de 11,8% para 18,9%, isso quer dizer que um em cada cinco brasileiros está acima do peso. A consequência é o aumento de doenças crônicas e metabólicas e de alta morbidade, como o diabetes que foi de 5,5% para 8,9% e a hipertensão arterial de 22,5% para 25,7%.

Como diagnosticar?

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são e portadoras de sobrepeso.

prevenção-obesidade

Tem tratamento?

Para tratar a obesidade, o paciente deve ser acompanhado por uma equipe composta por profissionais altamente capacitados e de diferentes áreas, como endocrinologistas e nutricionistas. O tratamento tem etapas como a reeducação alimentar, mudança de hábitos e a prática de atividades físicas.

 

  • Cuide de você e da sua família. Bons hábitos, desde a infância, proporcionam um vida mais saudável e muito mais feliz!

Compartilhe esse post: