Tudo o que você precisa saber sobre o xilitol.

O xilitol é melhor que o açúcar? Quem é diabético pode consumir? E muito mais…

O xilitol nada mais é do que um adoçante refinado. Ele se parece muito com o açúcar branco, porém têm 40% menos calorias. E como estamos falando de coisa doce, eu tenho certeza que você já pensou que é carboidrato. Mas eu vou te contar uma novidade, o xilitol não é bem um carboidrato. Ele é uma mistura de álcool com carboidrato.

Por ser um adoçante refinado, é importante que você entenda que ele não possui proteínas, nem vitaminas e nem minerais, ou seja, ele é composto por calorias vazias.

O xilitol se parece muito com o açúcar. Mas como você já sabe, o açúcar tem alto índice glicêmico, ou seja, ele é rapidamente absorvido pelo intestino e cai logo na corrente sanguínea. Já o xilitol, além de ter menos calorias, ele também tem o índice glicêmico menor. Isso pode ser bastante vantajoso, porque quem tem o índice glicêmico menor, cai mais lentamente na corrente sanguínea e não estimula muito o pico de insulina.

E o que isso significa?

A insulina é o hormônio que coloca o açúcar pra dentro da célula, ou seja, insulina mais baixa no sangue também é melhor, pelo menos pra uma pessoa saudável. Além disso, a insulina também aumenta o envelhecimento, a inflamação e a obesidade.

E pelo fato de ser natural, o xilitol se torna a melhor opção em relação aos outros adoçantes. Ele pode ser encontrado em pequenas quantidades em frutas, verduras, legumes, e até mesmo o nosso corpo produz um pouco de xilitol. Mas ele é encontrado principalmente em chiclete.

Podemos concordar que chiclete com esse componente, é melhor do que com outros adoçantes, mas não podemos esquecer que ele não deixa de ser doce. Isso quer dizer que quando você masca o chiclete, seu pâncreas acorda e produz insulina! E como já foi dito, quanto menos insulina no sangue, melhor.

Pra quem é diabético e não abre mão de açúcar, o xilitol é uma ótima opção, e por ser menos calórico ele até ajuda a emagrecer, vamos dizer assim. Porém, como tudo em excesso, o xilitol também pode fazer mal. Mais de 50g por dia pode levar a ter diarreia, e esse processo de inflamação do intestino com diarreia, acaba matando a flora intestinal boa. E com essa alteração da flora intestinal, você pode ter gases, dores e distensão abdominal, mas isso acontece com doses exageradas de xilitol.

Outro ponto que ainda está em estudo, é que o xilitol pode causar infertilidade tanto masculina como feminina, então se você está querendo ter filhos, não é aconselhável usar xilitol.

E claro, sempre bom lembrar que o xilitol é contraindicado para pessoas que tem problemas inflamatórios intestinais.

Mas o mais importante é acabarmos com o hábito de comer doce. Para saber alguns substitutos saudáveis para o doce, clique aqui 

Compartilhe esse post: