O que é?
O famoso “botox” a cada dia que passa conquista mais pessoas
A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Começou a ser estudada com fins terapêuticos para tratar espasmos musculares em 1810, mas apenas em 2002 foi autorizada a ser usada na estética.
Tratamento
O tratamento é feito com a toxina botulínica tipo A purificada. Ele atua como um bloqueio da musculatura das linhas indesejadas, ou seja, para tratar as rugas dinâmicas, que aparecem devido aos movimentos da face. Quando aplicada em quantidades pequenas em um músculo específico, apenas o impulso que orienta este músculo será bloqueado, causando o relaxamento da região.
Resultados
Muitas pessoas ainda temem a aplicação de “botox”, achando que o resultado ficará artificial, mas isso só ocorre quando utilizado uma quantidade exagerada na aplicação. Daí a importância de um profissional qualificado para fazer o procedimento.
Queridinho por um número cada vez maior de pessoas, o procedimento promete corrigir:
- Marcas de expressão
- Rugas
- Linhas verticais entre as sobrancelhas
- Pés-de-galinha nos cantos dos olhos
- Linhas horizontais na testa e no pescoço
- Pontinha de nariz
- Aparência dos lábios, de forma simples e eficaz
Tudo isso sem a necessidade de um procedimento cirúrgico.
Baby Botox
Para quem pretende realizar o procedimento pela primeira vez e ainda tem receio de qual será o resultado, o “Baby Botox” é a solução! A tendência está se tornando cada vez mais popular. Por contar com aplicação de doses menores da toxina botulínica, ela traz resultados mais naturais, leves e suaves. Além disso, o procedimento é personalizado de acordo com a necessidade do paciente.
O “Baby Botox” pode ser também utilizado como uma estratégia de manutenção. A dica é aplicar em intervalos de tempo mais curtos, como, por exemplo, todo o mês. O objetivo é buscar mudanças sutis. Desta forma, o efeito não corre o risco de acabar totalmente, como no caso das aplicações a cada três ou seis meses.
Algo que também vêm se tornando mais comum é o “botox preventivo”, que virou trend entre jovens de 20 a 30 anos, “geração selfie”. O conceito da aplicação antecipada da toxina botulínica é o de tratar os músculos faciais usados com mais frequência, a fim de evitar a formação de rugas.
A tendência é crescente:
A tendência é global, e estatísticas anuais da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos relata que, desde 2010, a aplicação da toxina botulínica aumentou 28% entre jovens de 20 a 29 anos. Nos Estados Unidos, pesquisas recentes detectaram a utilização de toxina botulínica de duas a três vezes por ano pelos jovens desta faixa. Já no Brasil, estima-se que o crescimento em número de procedimentos dermatológicos realizados entre os pacientes dessa faixa etária chegou a 30%.
Quanto custa a aplicação?
O custo de cada aplicação da toxina botulínica vai depender do número de ampolas usadas para tratar a região escolhida. Entretanto, normalmente as sessões variam entre R$700 a R$2000.
Efeitos:
Os efeitos da aplicação demoram de 24 a 48 horas para começar a aparecer. Somente após uma semana, que é possível observar o efeito da toxina, e em duas semanas o tratamento/efeito está completo.
O “botox”, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas também devem evitar a aplicação. Além de pessoas que utilizam anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular. Todos esses, não devem ser tratados com a substância.
Para esclarecer dúvidas, obter mais informações sobre esse procedimento, envie um e-mail para faleconosco@fisioforma.com.br ou clique aqui.