Entenda a relação entre as emoções e a nossa pele

Sabia que problemas emocionais são um dos fatores desencadeantes para doenças como dermatite atópica, vitiligo, alopecia e psoríase? Ansiedade, insônia, depressão, estresse, refletem diretamente na saúde e qualidade da sua pele.

Dermatite atópica

Características: Lesões na pele e coceira. Aparece na cabeça, cotovelos, joelhos, pescoço, mãos e tornozelos.

Quando a doença é moderada ou grave, pode ser debilitante, com impactos na qualidade de vida. Muitas pessoas acabam apresentando sinais de ansiedade e depressão, dificuldade para dormir (por causa da coceira). A doença também acaba afetando o trabalho, os estudos e as relações afetivas. Tristeza, ansiedade e estresse são gatilhos da doença.

Tratamentos e cuidados: O banho deve ser de cinco minutos, com água morna; cremes dermatológicos ajudam a fazer a barreira da pele; após entrar em água com cloro, tomar banho, pois o cloro é um agente irritante; usar sabonete dermatológico.

Vitiligo

Características: Doença genética que apresenta manchas brancas na pele. O vitiligo aparece mais nas mãos, rosto, braços e cotovelos.
Sentimento de perda, tristeza, dificuldade em lidar com a realidade, entre outras alterações emocionais, são gatilhos para a doença se manifestar.

Tratamentos e cuidados: O correto é iniciar o tratamento o mais rápido possível e fazer um acompanhamento psicológico. Existem vários tratamentos feitos com medicação via oral à base de vitamina e oxidantes, fototerapia, laser e cremes.

Alopécia

Características: Anticorpos matam o folículo e os pelos do corpo param de crescer.
Sentimento de perda, tristeza, não saber lidar com a realidade, podem ser fatores desencadeantes da doença.

Tratamentos e cuidados: O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível e é feito com loção capilar com medicação. Se não melhorar, é usada infiltração de corticoide. Quando a doença é tratada, os pelos voltam a crescer brancos, um indício de que um pelo estressado, mas depois ele volta a ter a cor normal.

Psoríase

Característica: É uma doença inflamatória crônica que provoca uma reparação da pele muito rápida. Invés da pele se renovar em 28 dias, ela se refaz em três dias. A psoríase aparece no joelho, cotovelo e couro cabeludo.
Os gatilhos emocionais são ansiedade e estresse.

Tratamentos e cuidados: Fototerapia ou sol, pomadas, remédio oral e biológicos injetáveis.

Lembre-se sempre: Os cuidados com a sua saúde e beleza, começam de dentro para fora. Atente-se aos sinais do seu corpo.