Tudo sobre a DRENAGEM LINFÁTICA

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Ela estimula a regeneração dos tecidos e melhora o sistema imunológico.

A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retiradas do local armazenado, tais substâncias são eliminadas através das vias naturais.

• Benefícios da drenagem linfática

Além de ser relaxante e tranquilizante, a drenagem linfática também reduz o inchaço generalizado ou local e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo. Na estética, ela complementa tratamentos corporais, como os de celulite e gordura localizada.

• Indicações e Contraindicações

Quando a técnica é realizada com precisão, consegue eliminar o excesso de líquido que evidencia o inchaço, devolvendo-o para a corrente sanguínea, que após ser filtrado através dos rins, é eliminado junto com a urina.
A drenagem linfática é indicada nos seguintes casos:

1. Durante a gravidez.
  2. Após cirurgia.
  3. Quando houver lesões nos músculos, tendões ou articulações.
  4. Uso de anticoncepcional ou outros medicamentos.
  5. Durante o período menstrual.
  6. Em tratamentos estéticos.
  7. No consumo excessivo de sal e pouca ingestão de água.

A drenagem linfática é contraindicada nos seguintes casos:

1. Pacientes com câncer e que estejam fazendo uso de remédios específicos para quimioterapia.
  2. Quando há acne severa (graus 3 ou 4).
  3. Quando existem feridas abertas.
  4. Pessoas com qualquer tipo de infecção.
  5. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada.
  • Drenagem linfática pós-operatório:

Cada cirurgia plástica exige alguns cuidados específicos no pós-operatório. Algumas delas necessitam a drenagem linfática, por exemplo, para ajudar na aceleração da recuperação dos resultados.

A drenagem linfática no pós-operatório deve ser aplicada no corpo todo, para que a circulação linfática geral seja estimulada. É indicada também para aliviar as dores causadas pela cirurgia, remoção de hematomas e redução de fibrose. O tratamento também favorece a hidratação, nutrição celular e a captação de oxigênio, devido à redução do inchaço e melhora da circulação.

No pós-operatório é indicada a drenagem manual. O profissional que aplicar a técnica deverá tomar cuidado na área operada, os movimentos deverão ser mais delicados, com o cuidado e intuito de diminuir o processo inflamatório. No entanto, alguns pós-operatórios também necessitam de um repouso nos primeiros dias, então é fundamental seguir as recomendações médicas, pois cada paciente e sua cirurgia tem particularidades.