Pele oleosa: causas, dicas e tratamentos caseiros

Tanto homens quanto mulheres de todas as idades podem ter pele oleosa. As pessoas que possuem esse tipo de pele, além de alguns se incomodarem com a aparência devido à quantidade excessiva de óleo que sai dos poros, também costumam ter problemas secundários, como espinhas e cravos.

Ter uma oleosidade natural e controlada é algo bastante importante para a saúde e firmeza da pele. Mas o problema está no excesso, que costuma trazer danos e desconforto.

A oleosidade da pele pode ser por conta da genética ou por desequilíbrios hormonais. Há dese considerar também as causas externas, como o uso de produtos inadequados à pele, falta de higiene, alimentação gordurosa, e entre outros fatores que estimulam a produção de sebo.

Alguns pontos são bastante importantes para entender como melhor cuidar da sua pele. Dá uma olhadinha!

  • Lavar o rosto várias vezes ao dia NÃO elimina a oleosidade: quando você retira o sebo do rosto durante a lavagem, a pele automaticamente o repõe, pois essa gordura que é eliminada existe para proteger a nossa pele.
  • Quem tem pele oleosa PODE usar maquiagem diariamente: o importante é encontrar uma maquiagem que seja do seu agrado e principalmente apropriada para o seu tipo de pele.
  • Esfoliantes NÃO reduzem a oleosidade: o que acontece é justamente o contrário. Sabonetes esfoliantes limpam profundamente, mas removem a oleosidade natural e ressecam a pele. O resultado disso é um aumento na produção de sebo decorrente do uso incorreto do esfoliante.
  • Quem tem pele oleosa PODE usar hidratante: hoje em dia, existem produtos exclusivamente voltados para pessoas com maior oleosidade na pele. Esses produtos hidratam e ainda têm efeito mate, que confere aspecto seco à pele.
  • Usar protetor solar NÃO aumenta a oleosidade: o protetor solar na realidade não só não pioram a oleosidade como ajudam a combatê-la. Isso porque os filtros solares, por terem ação hidratante preservam a oleosidade natural.

Além dessas dicas, vamos te ensinar alguns tratamentos caseiros, simples e práticos, para combater a oleosidade da pele.

  1. Máscara esfoliante e hidratante a base de mel e aveia

O mel atua como esfoliante natural, hidrata e elimina toxinas. Já a aveia, possui uma poderosa ação que limpa profundamente os poros, além de formar uma barreira protetora mantendo a pele longe dos danos externos.
O limão age como um poderoso antioxidante, além de ajudar no desaparecimento de manchas. E o açúcar mascavo atua auxiliando na esfoliação da pele.

Misture uma colher de cada ingrediente em um recipiente. Aplique a máscara fazendo movimentos suaves e circulares e deixe agir por 15 minutos. Para finalizar, enxague com água fria (isso fechará seus poros).Repita esse processo pelo menos 3 vezes na semana.

Importante: Máscaras de tratamentos caseiros para pele oleosa, que possuem limão em suas fórmulas, requerem algumas precauções. Ao usar essas máscaras, não se exponha ao sol e/ou mormaço, do contrário o limão pode causar manchas na sua pele.

  1. Máscara esfoliante de fubá

O fubá atua como esfoliante, limpando profundamente os poros.

Você irá precisar de:2 colheres de sopa de fubá; 8 gotas de sabonete líquido e água morna

Misture todos os ingredientes em um recipiente até formar uma pasta. Aplique a máscara fazendo movimentos circulares e suaves por dois minutos. Deixe a máscara agir por cinco minutos.No final, lave com água fria. Repita esse processo pelo menos 2 vezes na semana.

  1. Máscara caseira de argila

A argila atua absorvendo toda a gordura da pele além de possuir um efeito calmante e regenerador. Já o chá de camomila atua acalmando a pele.
Misture em um recipiente duas colheres de sopa de argila (você encontra em lojas que vendem produtos medicinais), três colheres de sopa de chá de camomila e água, até formar uma pasta.

Antes de começar o procedimento, faça uma esfoliação na pele. Aplique a máscara no rosto e deixe agir até você a argila secar. Para finalizar, lave o rosto com água morna e hidrate a pele como de costume. Repita o processo pelo menos 2 vezes por semana.

Compartilhe esse post: