Os três tipos de gordura: Qual faz bem?

Quando citamos bons hábitos e uma vida saudável, o principal ponto é a prática de uma alimentação adequada, rica em vitaminas e nutrientes, e ingestão moderada de gordura, elementos necessários para o funcionamento do nosso organismo.

Partindo desse princípio, a gordura sempre foi colocada como um item ruim para saúde. Apesar de apenas os pontos negativos ganharem destaque, ela é responsável pelo transporte de algumas vitaminas/hormônios, proporciona o isolamento térmico do corpo, protege os órgãos e fornece energia. Dessa maneira, ela não deve ser excluída da alimentação, visto que é necessária uma porcentagem mínima dela na composição corporal, possibilitando o trabalho do organismo.

alimentos ricos em ambas as gorduras

Mas, existem diferentes tipos de gorduras, com diferentes características e propriedades, mas afinal, quais são os tipos de gordura e as diferenças entre eles?

Gordura saturada

alimentos ricos em gordura saturada

Por muitos anos, de acordo com as Sociedades de Cardiologia, a gordura saturada, que é aquela encontrada em alimentos de origem animal, foi considerada vilã por apresentar dados não conclusivos sobre risco para doenças cardiovasculares. Mas estudos recentes já provaram que o uso de forma moderada não oferece riscos, por ser uma gordura natural.

Benefícios: se inserida na alimentação de forma balanceada, necessária, atua na dissolução e armazenamento das vitaminas A, D, E e K, e também participa das membranas celulares.

Malefícios: se consumida em excesso, aumenta a presença do colesterol “ruim” (LDL) no sangue, responsável pelo entupimento das artérias.

Alimentos ricos em gordura saturada: carne vermelha, leite, queijos, manteiga, cacau, coco.

Gordura insaturada

alimentos ricos em gordura insaturada

É considerada uma gordura boa, benéfica para o organismo, mas que também precisa ser consumida de maneira equilibrada.

Benefícios: eleva o nível de HDL no sangue, o chamado de colesterol bom, que faz a limpeza das artérias. Logo, ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL).

Malefícios: como qualquer gordura, em excesso, é um fator de risco para o sobrepeso e obesidade. Porém, de acordo com o Conselho Nacional de Nutricionistas, também possuem capacidade alta de oxidação, o que pode ser tóxico para o organismo.

Alimentos ricos em gordura insaturada: abacate, azeite, amêndoa e castanha-de-caju; linhaça, óleos de girassol, soja e milho.

Gordura trans

alimentos ricos em gordura trans

Segundo a Associação Brasileira de Nutrição, a gordura trans não é de origem natural, ou seja, sua produção é industrial, por meio da hidrogenação. Estudos comprovam que o consumo excessivo dessa gordura contribui para o aumento do LDL (colesterol ruim), diminuindo o HDL (colesterol bom), e aumentando os triglicérides.

Benefícios: não possui benefícios comprovados.

Malefícios: contribui diretamente com o ganho de peso e com a diminuição do colesterol bom (HDL) e aumento do colesterol ruim (LDL).

Alimentos ricos em gordura trans: alimentos industrializados, como bolachas, biscoitos, sorvetes, carnes processadas, entre outros.

Para saber o tipo e a quantidade de gordura de um alimento, fique atento(a) na tabela de informação nutricional, presente no rótulo da embalagem. Em caso de dúvidas ou necessidade de mudanças alimentares, é importante procurar auxílio de um nutricionista.

Compartilhe esse post: