Os três tipos de gordura: Qual faz bem?

Quando citamos bons hábitos e uma vida saudável, o principal ponto é a prática de uma alimentação adequada, rica em vitaminas e nutrientes, e ingestão moderada de gordura, elementos necessários para o funcionamento do nosso organismo.

Partindo desse princípio, a gordura sempre foi colocada como um item ruim para saúde. Apesar de apenas os pontos negativos ganharem destaque, ela é responsável pelo transporte de algumas vitaminas/hormônios, proporciona o isolamento térmico do corpo, protege os órgãos e fornece energia. Dessa maneira, ela não deve ser excluída da alimentação, visto que é necessária uma porcentagem mínima dela na composição corporal, possibilitando o trabalho do organismo.

alimentos ricos em ambas as gorduras

Mas, existem diferentes tipos de gorduras, com diferentes características e propriedades, mas afinal, quais são os tipos de gordura e as diferenças entre eles?

Gordura saturada

alimentos ricos em gordura saturada

Por muitos anos, de acordo com as Sociedades de Cardiologia, a gordura saturada, que é aquela encontrada em alimentos de origem animal, foi considerada vilã por apresentar dados não conclusivos sobre risco para doenças cardiovasculares. Mas estudos recentes já provaram que o uso de forma moderada não oferece riscos, por ser uma gordura natural.

Benefícios: se inserida na alimentação de forma balanceada, necessária, atua na dissolução e armazenamento das vitaminas A, D, E e K, e também participa das membranas celulares.

Malefícios: se consumida em excesso, aumenta a presença do colesterol “ruim” (LDL) no sangue, responsável pelo entupimento das artérias.

Alimentos ricos em gordura saturada: carne vermelha, leite, queijos, manteiga, cacau, coco.

Gordura insaturada

alimentos ricos em gordura insaturada

É considerada uma gordura boa, benéfica para o organismo, mas que também precisa ser consumida de maneira equilibrada.

Benefícios: eleva o nível de HDL no sangue, o chamado de colesterol bom, que faz a limpeza das artérias. Logo, ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL).

Malefícios: como qualquer gordura, em excesso, é um fator de risco para o sobrepeso e obesidade. Porém, de acordo com o Conselho Nacional de Nutricionistas, também possuem capacidade alta de oxidação, o que pode ser tóxico para o organismo.

Alimentos ricos em gordura insaturada: abacate, azeite, amêndoa e castanha-de-caju; linhaça, óleos de girassol, soja e milho.

Gordura trans

alimentos ricos em gordura trans

Segundo a Associação Brasileira de Nutrição, a gordura trans não é de origem natural, ou seja, sua produção é industrial, por meio da hidrogenação. Estudos comprovam que o consumo excessivo dessa gordura contribui para o aumento do LDL (colesterol ruim), diminuindo o HDL (colesterol bom), e aumentando os triglicérides.

Benefícios: não possui benefícios comprovados.

Malefícios: contribui diretamente com o ganho de peso e com a diminuição do colesterol bom (HDL) e aumento do colesterol ruim (LDL).

Alimentos ricos em gordura trans: alimentos industrializados, como bolachas, biscoitos, sorvetes, carnes processadas, entre outros.

Para saber o tipo e a quantidade de gordura de um alimento, fique atento(a) na tabela de informação nutricional, presente no rótulo da embalagem. Em caso de dúvidas ou necessidade de mudanças alimentares, é importante procurar auxílio de um nutricionista.

Conteúdos relacionados

Transformação da Karina – Método 4D Emagrecimento

25 de maio de 2021

Transformação da Karina – Método 4D Emagrecimento

Como é gratificante promover Felicidade! A Karina passou por uma transformação no Método 4D Emagrecimento e eliminou em apenas 5 semanas, 8,5Kg, além de conquistar uma modelagem corporal que permitiu[...]

Método 4D Gladiador

11 de maio de 2021

Método 4D Gladiador

NO PAIN, JUST GAIN Conheça nosso Método 4D Gladiador, um programa desenvolvido para você que quer alcançar mais saúde, força e disposição nas atividades diárias, além claro, de uma forma[...]

MODELAGEM E FIRMEZA CORPORAL: POWER SCULP

10 de maio de 2021

MODELAGEM E FIRMEZA CORPORAL: POWER SCULP

POWER SCULP – PROTOCOLO DE MODELAGEM E FIRMEZA CORPORAL DA FISIOFORMA – O poder das tecnologias combinadas ACADEMIA DO FUTURO Vivemos em tempos que exigem praticidade. Ir à academia todos[...]