Mitos e Verdades sobre o Botox

Quando se trata de rejuvenescimento facial, uma rede de mitos surge para colocá-lo em cheque. O uso de procedimentos estéticos vem sendo cada vez mais presente na sociedade atual, seja por meio de procedimentos minimamente invasivos, ou até cirurgias.

Um dos procedimentos estéticos não invasivos mais procurado é a Toxina Botulínica, mais conhecida como Botox. Segundo dados do Censo 2016, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a toxina botulínica é o segundo tratamento não-cirúrgico mais procurado, perdendo unicamente para o preenchimento.

O tratamento é realizado por meio de aplicações da mesmo, de modo com que sua atuação funcione como um bloqueio da musculatura das linhas indesejadas. Pensando nesse novo cenário, separamos alguns mitos e verdades sobre a Toxina Botulínica e seus efeitos.

Os efeitos da Toxina Botulínica são imediatos?

MITO! O efeito é notado de 48h a 72h após a aplicação da substância. Já os resultados finais podem ser observados após aproximadamente duas semanas da realização do procedimento. 

É possível a prevenção de rugas com o uso da Toxina Botulínica?

VERDADE. A aplicação, se feita em pacientes jovens, pode ajudar a evitar lesões profundas na derme, como o surgimento das rugas, visto que age nos músculos com movimentação excessiva. 

Existem alguns músculos que se movem mais do que os outros, e esse excesso marca a pele, gerando a ruga. Ao aplicar Botox nessas áreas, mesmo que possuam apenas marcas suaves, os músculos deixam de fazer esses movimentos.

Além da correção das rugas, existe outra indicação para a aplicação da Toxina Botulínica?

VERDADE. O botox é recomendado também para estrabismo, hiperidrose axilar e palmar (suor excessivo), sorriso gengival, bruxismo, distonias, espasticidade, entre outras alterações.

mulher aplicando toxina botulínica entre as sombrancelhas
Aplicação de toxina botulínica entre as sombrancelhas.

A aplicação dói?

MITO. O procedimento é praticamente indolor e normalmente realizado com agulhas bem finas.


A Toxina Botulínica pode ser utilizada para aumentar os lábios?

MITO! O procedimento utilizado para aumentar os lábios é chamado de preenchimento, que pode ser feito utilizando o ácido hialurônico ou uma associação de laseres. 

Conteúdos relacionados

Bumbum Kardashian

29 de junho de 2020

Bumbum Kardashian

Firmeza e remodelagem são as palavras que definem o Bumbum Kardashian. A associação de técnicas e tecnologias desse novo tratamento, criado e desenvolvido pela Fisioforma, trata de forma efetiva a[...]

Cápsula Detox

19 de março de 2020

Cápsula Detox

Você conhece a Cápsula Detox? Essa tecnologia já está disponível na Fisioforma, para ajudar a todas as pessoas que queiram melhorar sua resistência e aumentar sua imunidade. A Cápsula Detox[...]

Nova tecnologia da Fisioforma se destaca no Super Pop

20 de fevereiro de 2020

Nova tecnologia da Fisioforma se destaca no Super Pop

O Scizer se destacou entre os procedimentos estéticos mais procurados de 2020. Quem assistiu ao Super Pop na última quarta-feira 19, conferiu as tendências do mercado estético para 2020. Com[...]