Mitos e Verdades sobre o Botox

Quando se trata de rejuvenescimento facial, uma rede de mitos surge para colocá-lo em cheque. O uso de procedimentos estéticos vem sendo cada vez mais presente na sociedade atual, seja por meio de procedimentos minimamente invasivos, ou até cirurgias.

Um dos procedimentos estéticos não invasivos mais procurado é a Toxina Botulínica, mais conhecida como Botox. Segundo dados do Censo 2016, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a toxina botulínica é o segundo tratamento não-cirúrgico mais procurado, perdendo unicamente para o preenchimento.

O tratamento é realizado por meio de aplicações da mesmo, de modo com que sua atuação funcione como um bloqueio da musculatura das linhas indesejadas. Pensando nesse novo cenário, separamos alguns mitos e verdades sobre a Toxina Botulínica e seus efeitos.

Os efeitos da Toxina Botulínica são imediatos?

MITO! O efeito é notado de 48h a 72h após a aplicação da substância. Já os resultados finais podem ser observados após aproximadamente duas semanas da realização do procedimento. 

É possível a prevenção de rugas com o uso da Toxina Botulínica?

VERDADE. A aplicação, se feita em pacientes jovens, pode ajudar a evitar lesões profundas na derme, como o surgimento das rugas, visto que age nos músculos com movimentação excessiva. 

Existem alguns músculos que se movem mais do que os outros, e esse excesso marca a pele, gerando a ruga. Ao aplicar Botox nessas áreas, mesmo que possuam apenas marcas suaves, os músculos deixam de fazer esses movimentos.

Além da correção das rugas, existe outra indicação para a aplicação da Toxina Botulínica?

VERDADE. O botox é recomendado também para estrabismo, hiperidrose axilar e palmar (suor excessivo), sorriso gengival, bruxismo, distonias, espasticidade, entre outras alterações.

mulher aplicando toxina botulínica entre as sombrancelhas
Aplicação de toxina botulínica entre as sombrancelhas.

A aplicação dói?

MITO. O procedimento é praticamente indolor e normalmente realizado com agulhas bem finas.


A Toxina Botulínica pode ser utilizada para aumentar os lábios?

MITO! O procedimento utilizado para aumentar os lábios é chamado de preenchimento, que pode ser feito utilizando o ácido hialurônico ou uma associação de laseres. 

Conteúdos relacionados

Profhilo – Ácido Hialurônico Puro

20 de maio de 2022

Profhilo – Ácido Hialurônico Puro

Profhilo é um bioremodelador celular capaz de restaurar a estrutura dos tecidos, sem volumizar a região. De tecnologia italiana, ele é o produto com a maior concentração de Ácido Hialurônico[...]

Viva mais leve!

2 de maio de 2022

Viva mais leve!

Viva Mais Leve! Essa sempre foi a proposta da Fisioforma para você. E agora encontramos um parceiro que vai dar um toque especial em tudo isso. Fisioforma e Club Med te levam[...]

Método de Emagrecimento e Modelagem

16 de março de 2022

Método de Emagrecimento e Modelagem

A Clínica Fisioforma é especialista em Emagrecimento e Modelagem Corporal. Com um know how de 25 anos de trajetória, já atendemos milhares de pessoas que tiveram suas vidas transformadas através[...]