Novembro Azul: agora é a vez dos homens se prevenirem!

O Novembro Azul é uma campanha muito importante de combate ao câncer de próstata. Incentiva a conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.
A campanha que tornou o bigode símbolo do movimento, começou em 1999, na Austrália, quando um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de próstata.

Este tipo de câncer é o sexto mais frequente no mundo e o segundo mais mortal entre os homens.

  • Sintomas
    Os sintomas mais comuns aparecem já na fase avançada da doença. Os principais são: aumento da frequência urinária, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de grande importância à realização de exames periódicos, como o de sangue e o exame de toque. O exame de sangue não substitui o de toque, assim, eles são complementares.

  • Prevenção
    Não existe uma forma de se tornar imune à doença. Por isso os exames são tão importantes, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo, aumentando as chances de cura. Homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.

Mas existem alguns hábitos que podem diminuir os riscos da doença: Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

  • Tratamentos:
    Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após o médico e o paciente discutirem os riscos e benefícios de cada tratamento.

Conteúdos relacionados

Transformação da Karina – Método 4D Emagrecimento

25 de maio de 2021

Transformação da Karina – Método 4D Emagrecimento

Como é gratificante promover Felicidade! A Karina passou por uma transformação no Método 4D Emagrecimento e eliminou em apenas 5 semanas, 8,5Kg, além de conquistar uma modelagem corporal que permitiu[...]

Método 4D Gladiador

11 de maio de 2021

Método 4D Gladiador

NO PAIN, JUST GAIN Conheça nosso Método 4D Gladiador, um programa desenvolvido para você que quer alcançar mais saúde, força e disposição nas atividades diárias, além claro, de uma forma[...]

MODELAGEM E FIRMEZA CORPORAL: SUPER MÚSCULOS

10 de maio de 2021

MODELAGEM E FIRMEZA CORPORAL: SUPER MÚSCULOS

SUPER MÚSCULOS – PROTOCOLO DE MODELAGEM E FIRMEZA CORPORAL DA FISIOFORMA – O poder das tecnologias combinadas ACADEMIA DO FUTURO Vivemos em tempos que exigem praticidade. Ir à academia todos[...]