Entenda a relação entre as emoções e a nossa pele

Sabia que problemas emocionais são um dos fatores desencadeantes para doenças como dermatite atópica, vitiligo, alopecia e psoríase? Ansiedade, insônia, depressão, estresse, refletem diretamente na saúde e qualidade da sua pele.

 Dermatite atópica

Características: Lesões na pele e coceira. Aparece na cabeça, cotovelos, joelhos, pescoço, mãos e tornozelos.

Quando a doença é moderada ou grave, pode ser debilitante, com impactos na qualidade de vida. Muitas pessoas acabam apresentando sinais de ansiedade e depressão, dificuldade para dormir (por causa da coceira). A doença também acaba afetando o trabalho, os estudos e as relações afetivas. Tristeza, ansiedade e estresse são gatilhos da doença.

Tratamentos e cuidados: O banho deve ser de cinco minutos, com água morna; cremes dermatológicos ajudam a fazer a barreira da pele; após entrar em água com cloro, tomar banho, pois o cloro é um agente irritante; usar sabonete dermatológico.

Vitiligo

Características: Doença genética que apresenta manchas brancas na pele. O vitiligo aparece mais nas mãos, rosto, braços e cotovelos.
Sentimento de perda, tristeza, dificuldade em lidar com a realidade, entre outras alterações emocionais, são gatilhos para a doença se manifestar.

Tratamentos e cuidados: O correto é iniciar o tratamento o mais rápido possível e fazer um acompanhamento psicológico. Existem vários tratamentos feitos com medicação via oral à base de vitamina e oxidantes, fototerapia, laser e cremes.

 Alopécia

Características: Anticorpos matam o folículo e os pelos do corpo param de crescer.
Sentimento de perda, tristeza, não saber lidar com a realidade, podem ser fatores desencadeantes da doença.

Tratamentos e cuidados: O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível e é feito com loção capilar com medicação. Se não melhorar, é usada infiltração de corticoide. Quando a doença é tratada, os pelos voltam a crescer brancos, um indício de que um pelo estressado, mas depois ele volta a ter a cor normal.

 Psoríase

Característica: É uma doença inflamatória crônica que provoca uma reparação da pele muito rápida. Invés da pele se renovar em 28 dias, ela se refaz em três dias. A psoríase aparece no joelho, cotovelo e couro cabeludo.
Os gatilhos emocionais são ansiedade e estresse.

Tratamentos e cuidados: Fototerapia ou sol, pomadas, remédio oral e biológicos injetáveis.

 Lembre-se sempre: Os cuidados com a sua saúde e beleza, começam de dentro para fora. Atente-se aos sinais do seu corpo.

Conteúdos relacionados

Transformação da Karina – Método 4D Emagrecimento

25 de maio de 2021

Transformação da Karina – Método 4D Emagrecimento

Como é gratificante promover Felicidade! A Karina passou por uma transformação no Método 4D Emagrecimento e eliminou em apenas 5 semanas, 8,5Kg, além de conquistar uma modelagem corporal que permitiu[...]

Método 4D Gladiador

11 de maio de 2021

Método 4D Gladiador

NO PAIN, JUST GAIN Conheça nosso Método 4D Gladiador, um programa desenvolvido para você que quer alcançar mais saúde, força e disposição nas atividades diárias, além claro, de uma forma[...]

MODELAGEM E FIRMEZA CORPORAL: SUPER MÚSCULOS

10 de maio de 2021

MODELAGEM E FIRMEZA CORPORAL: SUPER MÚSCULOS

SUPER MÚSCULOS – PROTOCOLO DE MODELAGEM E FIRMEZA CORPORAL DA FISIOFORMA – O poder das tecnologias combinadas ACADEMIA DO FUTURO Vivemos em tempos que exigem praticidade. Ir à academia todos[...]