Doces: como driblar a vontade?

O açúcar está praticamente em todos os alimentos, desde o cafezinho até aquele delicioso doce. Apesar da consciência em relação aos malefícios do açúcar, existem coisas difíceis de resistir. Isso ocorre devido ao açúcar enviar estímulos aos receptores de dopamina do cérebro, neurotransmissor responsável por promover ou inibir certas ações da nossa mente.

Mas nenhum problema é resolvido antes de ser entendido. Por isso nada mais justo do que entendermos de onde vem essa vontade louca de devorar todos os doces que vemos pela frente.

Mulher pensando em doces

Entre os prováveis motivos para a vontade quase que incontrolável, estão: vício (sim, assim como o álcool e o tabagismo), ansiedade, estresse e deficiências nutricionais.

Com a ingestão de doces, elevam-se os níveis de glicose, além do estímulo dado ao pâncreas para produção de insulina, que transforma a glicose em energia e em estoques de gordura, e consequentemente leva ao aumento de peso.

Na batalha contra o impulso pelos doces existem algumas alternativas de sucesso, que valem o esforço. Separamos algumas, olha só:

OPTE PELO NATURAL:

Frutas X Doce

Substitua alimentos com grandes quantidades de açúcar adicionado por alimentos ricos em açúcares naturais, como as frutas, que possuem menos calorias e mais nutrientes.

ADAPTE SEU PALADAR:

Açúcar e cacau em pó X doce

Se você tem o hábito de utilizar açúcar refinado, por exemplo, escolha um açúcar mais saudável, como mascavo, demerara ou açúcar de coco. No caso do chocolate vá inserindo gradativamente as opções com mais cacau, até chegar a comer naturalmente chocolates acima de 70% cacau.

HIDRATE-SE

Menina bebendo água X doce

Tome em média 2 litros de água por dia, pois o nosso organismo pode confundir fome com sede.

FRACIONE:

Mulher comendo salada X doce

Segundo estudo de 2012, publicado na revista científica Health Psychology, pessoas que fracionam as porções comem 50% menos.

EXERCITE-SE

Menina feliz se exercitando X doce

Estudos afirmam que, logo após praticar uma atividade física, as pessoas tendem a ter menos vontade de comer açúcar, gordura e carboidratos.

TORNE-SE PARCEIRO (A) DAS FIBRAS E PROTEÍNAS:

Fibras e Proteínas X Doce

Alimentos ricos em fibras e proteínas ajudam a prolongar a sensação de saciedade no organismo, logo são aliados no combate à vontade de engolir doces.

Seja consciente com o consumo de doces.
Seu organismo agradece, e uma futura diabetes também!  

Conteúdos relacionados

Zfield: Tecnologia revolucionária que cria e define músculos

19 de outubro de 2020

Zfield: Tecnologia revolucionária que cria e define músculos

Tratamento utiliza alta intensidade, capaz de executar até 36.000 contrações em 30 minutos. São super contrações máximas que nunca seriam capazes de serem reproduzidas por ação muscular voluntária O desejo[...]

Rejuvenescimento Íntimo

28 de agosto de 2020

Rejuvenescimento Íntimo

O Rejuvenescimento Íntimo Rejuvenescimento íntimo é o nome dado ao conjunto de procedimentos que podem ser realizados, com fins médicos ou estéticos, em toda a região íntima da mulher: vulva,[...]

BOTUCLUB – Clube de Botox

26 de agosto de 2020

BOTUCLUB – Clube de Botox

É com muita alegria que lançamos o mais novo projeto da Fisioforma, o Botuclub!!  Ele foi criado e desenvolvido para você que ama desfrutar daquela sensação incrível de estar em[...]