Dieta da Sopa: milagre ou fake news?

O desejo de fazer as pazes com a balança leva muita gente a adotar planos alimentares nada adequados, que além da carência de nutrientes e vitaminas, pode causar efeitos colaterais, como, fraqueza e aumento do risco de doenças cardiovasculares.

As dietas milagrosas, como a dieta da sopa e a dieta da lua, são alvo de inúmeros adeptos que buscam em um curto período de tempo, um alto nível de emagrecimento. Por isso é essencial o conhecimento sobre os malefícios e consequências desse benefícios rápidos.

Emagrecimento em um curto período de tempo. É exatamente essa é a promessa da dieta da sopa. Nesse modelo de dieta ocorre o a substituição das principais refeições do dia por sopas caseiras, onde a promessa é a perda de 5 a 7kg por semana.

Com o corte acentuado no consumo de calorias o corpo tende a perda de peso, porém de forma inicial, visto que por tratar-se de uma restrição alimentar abandona alimentos primordiais para o bom funcionamento do organismo. Desse modo, assim que a dieta é encerrada, corre-se o risco do desenvolvimento do efeito sanfona.

As dietas restritivas são aquelas que incentivam cortar grupos alimentares, priorizando outros, no caso verduras e legumes que compõem a sopa, onde a quantidade de calorias ingeridas varia entre 800 e 1000.

Devido à falta de inúmeros nutrientes vitais, a realização da dieta pode propiciar dores de cabeça, fraqueza, dificuldade de concentração e diarreia. Além disso, por diminuir drasticamente o consumo de calorias, vitaminas e minerais a dieta torna-se uma opção não recomendada por mais de uma semana.

Na busca pelo emagrecimento, o ideal é a elaboração de um plano de reeducação alimentar, onde o indivíduo se alimente de maneira adequada e mantenha seu bem-estar.

É imprescindível a elaboração de uma alimentação saudável, que é entendida como aquela que promove saúde e que deve ser planejada com alimentos de todos os grupos alimentares. Por isso, antes da realização de qualquer dieta, é fundamental a conversa com um nutricionista. Ele irá dizer se essa prática é a melhor para o seu caso, e direcioná-lo(a) para a melhor escolha.

Conteúdos relacionados

Transformação da Karina – Método 4D Emagrecimento

25 de maio de 2021

Transformação da Karina – Método 4D Emagrecimento

Como é gratificante promover Felicidade! A Karina passou por uma transformação no Método 4D Emagrecimento e eliminou em apenas 5 semanas, 8,5Kg, além de conquistar uma modelagem corporal que permitiu[...]

Método 4D Gladiador

11 de maio de 2021

Método 4D Gladiador

NO PAIN, JUST GAIN Conheça nosso Método 4D Gladiador, um programa desenvolvido para você que quer alcançar mais saúde, força e disposição nas atividades diárias, além claro, de uma forma[...]

MODELAGEM E FIRMEZA CORPORAL: SUPER MÚSCULOS

10 de maio de 2021

MODELAGEM E FIRMEZA CORPORAL: SUPER MÚSCULOS

SUPER MÚSCULOS – PROTOCOLO DE MODELAGEM E FIRMEZA CORPORAL DA FISIOFORMA – O poder das tecnologias combinadas ACADEMIA DO FUTURO Vivemos em tempos que exigem praticidade. Ir à academia todos[...]