Dieta da Sopa: milagre ou fake news?

O desejo de fazer as pazes com a balança leva muita gente a adotar planos alimentares nada adequados, que além da carência de nutrientes e vitaminas, pode causar efeitos colaterais, como, fraqueza e aumento do risco de doenças cardiovasculares.

As dietas milagrosas, como a dieta da sopa e a dieta da lua, são alvo de inúmeros adeptos que buscam em um curto período de tempo, um alto nível de emagrecimento. Por isso é essencial o conhecimento sobre os malefícios e consequências desse benefícios rápidos.

Emagrecimento em um curto período de tempo. É exatamente essa é a promessa da dieta da sopa. Nesse modelo de dieta ocorre o a substituição das principais refeições do dia por sopas caseiras, onde a promessa é a perda de 5 a 7kg por semana.

Com o corte acentuado no consumo de calorias o corpo tende a perda de peso, porém de forma inicial, visto que por tratar-se de uma restrição alimentar abandona alimentos primordiais para o bom funcionamento do organismo. Desse modo, assim que a dieta é encerrada, corre-se o risco do desenvolvimento do efeito sanfona.

As dietas restritivas são aquelas que incentivam cortar grupos alimentares, priorizando outros, no caso verduras e legumes que compõem a sopa, onde a quantidade de calorias ingeridas varia entre 800 e 1000.

Devido à falta de inúmeros nutrientes vitais, a realização da dieta pode propiciar dores de cabeça, fraqueza, dificuldade de concentração e diarreia. Além disso, por diminuir drasticamente o consumo de calorias, vitaminas e minerais a dieta torna-se uma opção não recomendada por mais de uma semana.

Na busca pelo emagrecimento, o ideal é a elaboração de um plano de reeducação alimentar, onde o indivíduo se alimente de maneira adequada e mantenha seu bem-estar.

É imprescindível a elaboração de uma alimentação saudável, que é entendida como aquela que promove saúde e que deve ser planejada com alimentos de todos os grupos alimentares. Por isso, antes da realização de qualquer dieta, é fundamental a conversa com um nutricionista. Ele irá dizer se essa prática é a melhor para o seu caso, e direcioná-lo(a) para a melhor escolha.

Conteúdos relacionados

Bumbum Kardashian

29 de junho de 2020

Bumbum Kardashian

Firmeza e remodelagem são as palavras que definem o Bumbum Kardashian. A associação de técnicas e tecnologias desse novo tratamento, criado e desenvolvido pela Fisioforma, trata de forma efetiva a[...]

Cápsula Detox

19 de março de 2020

Cápsula Detox

Você conhece a Cápsula Detox? Essa tecnologia já está disponível na Fisioforma, para ajudar a todas as pessoas que queiram melhorar sua resistência e aumentar sua imunidade. A Cápsula Detox[...]

Nova tecnologia da Fisioforma se destaca no Super Pop

20 de fevereiro de 2020

Nova tecnologia da Fisioforma se destaca no Super Pop

O Scizer se destacou entre os procedimentos estéticos mais procurados de 2020. Quem assistiu ao Super Pop na última quarta-feira 19, conferiu as tendências do mercado estético para 2020. Com[...]