Como as máscaras interferem no aparecimento da acne

Saiba como as máscaras interferem no aparecimento da acne e como prevenir esse problema.

A acne na fase adulta

A acne que é muito comum durante a adolescência, também pode aparecer na vida adulta, principalmente em mulheres, que já passaram pelo problema quando jovem ou que possuem a pele oleosa. Alterações hormonais e fatores como má alimentação, fumo e exposição ao sol, também podem aumentar ou agravar a acne. 

Outro fator que proporciona o aparecimento das inflamações é o estresse e durante a pandemia, essa frustração pode aumentar, e consequentemente gerar mais acnes.

Esse, então, não é um problema que se instala apenas na adolescência. Cerca de 50% das mulheres adultas entre 21 e 30 anos têm o problema. Entre 31 e 40 anos, uma em cada quatro mulheres sofre com acne, de acordo com um estudo divulgado pelo Journal of Women’s Health

Explicação Dra Luciana Sensini – Acne na Fase Adulta

A Acne e as Máscaras

Na mulher adulta, a acne é encontrada geralmente na região conhecida como Zona U, que é a parte inferior do rosto (pescoço, queixo e mandíbula). Porém, muitas clientes têm nos procurado devido ao aumento das acnes nas regiões do nariz, bochechas e queixo. Isso está associado com o fato da população ter passado a usar regularmente máscaras para a prevenção do novo coronavírus.

O aparecimento se tornou tão comum que até um termo foi criado: a piora da acne relacionada às máscaras é chamada de “mascne“.

Mas por que isso acontece?

Máscara Covid-19
Máscara Covid 19

As máscaras deixam a região coberta mais quente e podem causar uma oclusão e um atrito na pele, que junto com as impurezas, restos celulares, oleosidade e bactérias, motivam irritações e criam um ambiente mais favorável para a proliferação da inflamação e o aparecimento das acnes.

Não sabemos ainda até quando iremos ter que nos proteger com as máscaras, e já que isso pode demorar um pouco, é necessário ter todos os cuidados para prevenir a “mascne”.

Explicação Dra Luciana Sensini – Mascne

Como tratá-las?

Em primeiro lugar, precisamos cuidar da nossa pele, lavando de manhã e a noite, com um sabonete específico para o tipo de pele. Lembre-se, no entanto, de manter o equilíbrio, pois lavar o rosto exageradamente ou lavá-lo de menos, irá estimular a produção de sebo, oleosidade e piorar as acnes.

Limpeza do rosto
Limpeza do rosto

Também existem os produtos especiais que diminuem o aparecimento dos cravos e das espinhas. Outra dica é evitar o uso de ácidos fortes que agridem a pele e levam à descamação e a irritação. Sem contar que evitar usar maquiagens nesse período pode diminuir muito a chance de poluir os poros.

Hidratação do rosto
Hidratação do rosto

Além disso, todos os tipos de pele devem ser hidratados, inclusive a pele oleosa. A hidratação irá deixá-la mais resistente às agressões externas, incluindo a das máscaras.

Após todos os cuidados com a limpeza da sua pele, o segundo passo é cuidar da sua própria máscara. A escolha do material é muito importante, por isso, evite as sintéticas e opte por um tecido de algodão.

Mantenha ela sempre higienizada e respeite o tempo de uso de cada máscara, que são de algumas horas.

Mas se depois de todos esses cuidados as acnes continuarem aparecendo, procure um especialista para que ele te indique produtos para a cicatrização. E investigue se há algum problema hormonal ou o uso de medicamentos que estimulam o aparecimento.

Mesmo quando as acnes surgem na fase adulta, causam desconforto e baixa autoestima. A procura profissional se torna essencial para tratá-las da melhor forma, com os procedimentos e produtos corretos para determinados tipos de pele.

Vale lembrar de NÃO cutucar a espinha em hipótese alguma. Isso fará com que sua pele fique marcada e a mancha demora mais tempo para sair e dá muito mais trabalho.

Lembre-se disso e não cutuque, ok?

Compartilhe esse post: