Amigos da Pele: conheça alguns alimentos parceiros.

Maior órgão do corpo humano, a pele é a “proteção” do corpo contra a entrada de agentes, como fungos, bactérias e os aspectos ambientais externos, como o sol. Além da proteção, ela ainda desenvolve funções vitais, como o controle do fluxo sanguíneo e o controle térmico. Pensando nisso, cuidar da pele vai muito além do que só estética, é saúde.

Alguns alimentos, possuem além de suas propriedades benéficas á saúde, propriedades fundamentais para a pele, como a nutrição. Entre esses alimentos, podemos citar a aveia, o sal, o mel e o óleo de coco. 

AVEIA

Encontrada em farelo, flocos ou farinha, a aveia é consumida de inúmeras formas na alimentação, como na vitamina. Além disso, foi por muito tempo um dos principais ingredientes para solucionar problemas de dermatite, devido suas propriedades anti-inflamatórias. Sua ingestão na alimentação contribuiu para a saúde cutânea, devido a ação de seus componentes nas células, que melhoram a aparência da pele e tornam-a mais hidratada.

pote com aveia e um copo de vitamina de aveia do lado
Aveia.

Por meio do seu uso tópico, é benéfico no que diz respeito ao estímulo da produção de colágeno e a maciez instantânea após a aplicação. Pode ser utilizada para esfoliar, hidratar, iluminar, e controlar a oleosidade.

SAL MARINHO

O sal é um dos mais antigos remédios utilizados para o combate de infecções e inflamações, devido as propriedades de seus minerais. Devido aos processos de refinamento, o “sal de mesa”, não possui os mesmos efeitos que o sal marinho, mas ainda assim é eficiente.  

sal marinho em uma bandeja com outros temperos.
Sal Marinho.

Além de fortalecer o sistema imunológico, e alcalinizar o organismo, o uso do sal marinho auxilia na prevenção do envelhecimento precoce.

MEL

O mel, desde os egípcios é utilizado para o alivio da dor, prevenção, combate e cicatrização da pele. Seu uso deve-se a sua ação antimicrobiana, antiviral e anti-inflamatória. É utilizado também como adoçante natural, por ser rico em minerais, enzimas naturais e vitaminas, que proporcionam também um efeito rejuvenescedor. 

Pote com mel
Pote de mel.

ÓLEO DE COCO

Os benefícios do coco vão muito além do prazer de tomar aquela água de coco gelada. Além do fruto, derivados dele, como o óleo, são aliados fortíssimos na saúde e nos cuidados pessoais. 

Um coco com algumas fatias de coco ao lado e também um pote de oleo de coco.
Coco e um de seus derivados: o óleo de coco.

A ingestão do óleo de coco auxilia na melhora da imunidades, além da diminuição do colesterol ruim. É rico em vitaminas, sais minerais e tem ação anti-inflamatória, podendo ser usado como um potente hidratantes. Suas propriedades antioxidantes e clareadoras possibilitam a prevenção e a melhora de marcas da pele, como cicatrizes. Também atua como como demaquilante e loção calmante pós sol.

Cuidar da saúde é fundamental para que haja um bom reflexo na pele, mas pra que deixar de cuidar dela também, né!? Esses são alguns dos alimentos “multiuso” que com certeza você tem em casa e nunca pensou em seus outros benefícios. Reinvente aquilo que você já conhece, para conhecer melhor ainda <3

Conteúdos relacionados

Rejuvenescimento Íntimo

28 de agosto de 2020

Rejuvenescimento Íntimo

O Rejuvenescimento Íntimo Rejuvenescimento íntimo é o nome dado ao conjunto de procedimentos que podem ser realizados, com fins médicos ou estéticos, em toda a região íntima da mulher: vulva,[...]

BOTUCLUB – Clube de Botox

26 de agosto de 2020

BOTUCLUB – Clube de Botox

É com muita alegria que lançamos o mais novo projeto da Fisioforma, o Botuclub!!  Ele foi criado e desenvolvido para você que ama desfrutar daquela sensação incrível de estar em[...]

Como as máscaras interferem no aparecimento da acne

25 de agosto de 2020

Como as máscaras interferem no aparecimento da acne

Saiba como as máscaras interferem no aparecimento da acne e como prevenir esse problema. A acne na fase adulta A acne que é muito comum durante a adolescência, também pode[...]