O que deseja pesquisar?

4 DICAS PARA TRATAR QUEIMADURAS PROVOCADAS PELO SOL

4 DICAS PARA TRATAR QUEIMADURAS PROVOCADAS PELO SOL

A exposição solar prolongada pode provocar queimaduras de diversos graus na pele, causando vermelhidão, queimação e muito incômodo. O cuidado especial com a pele é importante, pois algumas queimaduras podem deixar cicatrizes permanentes. O ideal é evitá-las, usando sempre o protetor solar!

Mas se você estiver com a pele queimada devido ao sol em excesso, vai amar essas dicas que separamos. Elas vão te ajudar na cicatrização da pele, reduzindo a dor e o desconforto.

  1. BANHO FRIO

Mantenha a água em temperatura fria (mas não a ponto de causar arrepios) e relaxe durante 10 a 20 minutos. Se você estiver em um chuveiro, use um fluxo de água suave, para evitar irritações. Na hora de se secar, coloque a toalha gentilmente sobre o corpo, para não causar abrasão na pele.

Evite usar sabonetes, sabão ou óleos de banho. Qualquer um desses produtos pode causar irritação e piorar ainda mais os efeitos da queimadura solar.

  1. APLIQUE UMA COMPRESSA FRIA E ÚMIDA

Aplique compressas frias sobre a pele quente com o intuito de esfriar ou use toalha umedecida em água fresca e coloque-a sobre a área afetada durante 20 a 30 minutos. Volte a umedecê-la sempre que for necessário. Esse hábito diminui a ardência e a sensação de calor.

  1. HIDRATE A PELE

É importante hidratar a pele logo após o banho e várias vezes ao dia, aplicando um bom creme hidratante em toda a região queimada pelo sol. Assim, o risco da pele descascar é menor e a dor também.

Para hidratar de dentro para fora, deve-se beber, pelo menos, 2 litros de água ou sucos de frutas por dia. O suco de abacaxi, melancia e de cenoura com laranja são ótimas opções, pois são ricos em antioxidantes.

  1. ALIMENTOS QUE PODEM AJUDAR

Os alimentos que contém ácido alfa lipóico amenizam a vermelhidão e devem fazer parte do cardápio de quem teve queimaduras causadas pelo sol. Alguns exemplos são arroz integral, aveia, quinoa e amaranto. Os óleos vegetais também são boas fontes e podem ser utilizados para cozinhar os alimentos e temperar saladas.

Essas são apenas algumas dicas para casos de queimadura solar, quando a pele fica avermelhada, inchada e dolorida. Contudo, se você apresentar intensa vermelhidão por todo o corpo, febre e bolhas, é recomendado à procura de um médico.

Compartilhe este post

Sem Comentários

Comentários do post

Seu e-mail não será publicado